Nilópolis abre campanha de Castração de cães e gatos gratuita neste Sábado (06)

NILÓPOLIS - O município de Nilópolis dá mais um passo para a criação de uma política eficaz de proteção aos animais. Será lançado no próximo sábado, dia 6, a partir das 9h, no Calçadão da Avenida Mirandela, no Centro, o Programa Municipal de Castração Animal.

O programa é uma realização da Prefeitura de Nilópolis, em parceria com a Câmara Técnica de Proteção Animal (CTPA) e fará a castração de cães e gatos, gratuitamente. Para participar do programa, os interessados deverão se cadastrar nessa primeira etapa, no calçadão, levando um comprovante de residência, RG e CPF do proprietário, além de informações como, sexo, idade e peso do animal a sofrer a cirurgia.

O programa só é válido para os moradores do município e os animais cadastrados serão selecionados após uma triagem e passarão por exames antes da cirurgia, que ocorrerá em clínicas conveniadas. A ordem de prioridade será para os protetores de animais, pessoas carentes e cães adotados nas feiras de adoção, promovidas pela Câmara de Proteção Animal.

De acordo com Guilherme Alberto, membro da CTPA, o programa visa fazer o controle da população animal e evitar, dentre outros problemas, o abandono de animais pelas ruas. "Esse é o segundo passo para definirmos uma política pública em defesa dos direitos animais e, com isso, proteger também a saúde dos munícipes, uma vez que o abandono de animais gera uma proliferação de doenças, além de ser uma crueldade", explicou Guilherme.
Via: Nilópolis Online
05/06/2016